Então, quais são os sintomas da gravidez nas primeiras semanas? É importante estar atenta aos indícios que o corpo mostra, pois por muitas vezes, são estes primeiros sinais que a mulher costuma apresentar durante as primeiras semanas de gestação, mas que varia muito de mulher para mulher
Para confirmar ou não a gravidez, é possível descobrir através de três métodos: testes de farmácia, exame de sangue para verificar a dosagem do beta-hCG )hormônio produzido pelo organismo durante a gestação) e claro o ultrassom, por isso, é importante consultar um especialista em ginecologista ou obstetrícia assim que tiver indícios de algum dos sintomas.
Mas Afinal, quais os sintomas de gravidez nas 1º semanas?
-
Sangramentos
Antes de completar um mês da fecundação algumas mulheres experienciam um pequeno sangramento vaginal,em coloração cor-de-rosa, quando o óvulo chega ao útero, sendo muitas vezes confundido com um corrimento normal.
-
Atraso menstrual
Todas as mulheres grávidas apresentam atraso menstrual, afinal, os níveis de estrogênio e progesterona se mantêm elevados durante o período da gestação. É importante lembrar que os ciclos menstruais não são iguais para todas as mulheres e algumas têm como normalidade passar um mês sem menstruar, ou até mais tempo, por isso, é de vital importância realizar o teste de gravidez e realizar os exames.
-
Cólicas
Com o crescimento do útero é comum apresentar dores abdominais, afinal, os órgãos estão se acomodando na barriga de forma a preparar o útero para o crescimento do feto. É importante conversar com seu médico a respeito das cólicas, pois gravidez tubária, descolamento ovular e de placenta podem ser as causas das dores.
-
Incômodo e mudanças nas mamas
A evolução e aumento das glândulas mamárias, podem causar incômodo no dia a dia como inchaço e algumas dores, pois estão se preparando para a futura amamentação.
-
Enjoos
Devido às mudanças hormonais ou mesmo pelo estresse da gestação, o enjoo, é um dos sintomas mais conhecidos na gravidez, ocorre mais comumente no período da manhã devido a digestão ser mais lenta e pode vir acompanhado de vômitos, mas não se descarta a possibilidade de enjoos durante o resto do dia
-
Excesso de sono
A vontade de dormir é normal no início e no fim da gravidez, e pode ser acompanhada de cansaço extremo. Muitas vezes rotinas comuns podem se tornar exaustivas, e isso se dá pelo excesso de progesterona no corpo.
-
Mudanças no olfato e paladar
Muitas vezes cheiros agradáveis passam a ser ruins e cheiros fracos passam a ser fortes. Além disso, é possível que a grávida apresente os famosos “desejos” por comidas específicas.
-
Tonturas
A tontura ocorre pelas modificações hormonais causando queda na pressão arterial. Além disso, a hipoglicemia também pode causar tonturas desconfortáveis, devido a queda dos níveis de açúcar no sangue.
Quando a gestante está prestes a entrar no terceiro mês da gestação a tontura pode voltar a aparecer por outros motivos, uma delas, é a pressão do útero sobre os vasos sanguíneos podendo causar maus estares no dia a dia.
-
Rápidas mudanças de humor
A mudança de humor é mais comum entre a maioria das mulheres que estão grávidas a partir do 3º mês. Isso acontece devido às variações hormonais durante o período da gestação.
Para mais informações ou dúvida entre em contato com o Imigrantes Hospital e Maternidade de Brusque.