A palavra gordura em si assusta muita gente, mas é preciso ter noção de que alguns tipos não fazem mal à saúde e são até importantes para o organismo. A gordura insaturada é até mesmo conhecida como “gordura boa” e está presente em óleos vegetais, sementes e até em frutas como o abacate. Já a versão saturada, presente em algumas carnes e derivados de leite, usada com equilíbrio tem uma função importante para o organismo.
Mas o que é a gordura trans?
A pesar de existir em quantidade bem pequenas em alimentos naturais, ela foi criada pela indústria para a produção de alguns produtos e para auxiliar na conservação dos alimentos. No rótulo das embalagens, a gordura trans pode aparecer também como gordura hidrogenada, que é um processamento industrial da gordura.
Por que a gordura trans faz mal?
Apesar de origem vegetal, os processamentos industriais transformam completamente a gordura trans, trazendo inúmeros malefícios ao corpo. O principal motivo disso é que, por não ser reconhecida e nem bem digerida pelo organismo, ela acaba se acumulando. Além disso, a gordura trans promove o aumento do LDL, o famoso “colesterol ruim”, e reduz ainda o HDL, que seria o colesterol bom.
Entre os principais malefícios ao corpo, estão:
-
Mudança no perfil de gorduras naturais do corpo, com a redução do HDL e aumento do LDL;
-
Aumenta a proporção de gordura na região do abdômen;
-
Aumenta a chance de formação de placas de gordura no sistema circulatório, principalmente artérias do coração e cérebro;
-
Aumenta processos inflamatórios no organismo, sendo um agravante em relação com outras doenças e dificultando a perda de peso;
Veja também:
- Açúcar ou Adoçante: Qual a melhor opção para sua saúde?
Como evitar o consumo
Uma forma de evitar o consumo é ficar atento aos rótulos dos produtos, uma vez que na forma natural a gordura trans tem quantidades muito baixas nos alimentos. Além disso, deve-se evitar frituras e massas industrializadas. Além disso, fique atento a alguns alimentos ricos em gordura trans e como eles podem ser substituídos.
Sorvete
No calor, um sorvete é uma ótima opção, mas fique atento. Os sorvetes conhecidos como “sorvetes de massa” tem alto teor de gordura trans. Procure versões mais artesanais e naturais ou substitua com uma base feita de banana congelada.
Batata congelada
A quela batata frita comprada no supermercado é super fácil de fazer, mas uma inimiga do organismo. O ideal é preferir uma versão caseira, com a batata in natura, assada com especiarias.
Biscoitos
Um lanche rápido e gostoso, mas prejudicial à saúde. Os biscoitos mais tradicionais são ricos em gordura trans. O ideal é identificar se o seu preferido é um inimigo para o seu corpo e buscar substituir por outros lanches rápidos ou biscoitos integrais, como cookies.
Pipoca de microondas
A praticidade da pipoca de microondas esconde uma grande dose de gordura trans. Por isso, invista um tempinho na sua saúde e prepare aquela pipoca caseira, na panela.
Sanduíches de fast food
O processamento dos lanches de redes de fast food acabam usando a gordura trans. Nos EUA o uso já foi proibido e esse é um movimento que deve chegar ao Brasil. Enquanto isso, procure preparar o lanche com pães integrais e carnes mais magras. Se não quiser preparar, busque lanches artesanais e gourmets, que podem ter menor concentração de gorduras ruins.
Cuide da sua saúde
O acúmulo de gordura trans traz problemas de saúde que podem comprometer diversas funções. Por isso, o acompanhamento médico regular e um olhar completo pelas diversas especialidades médicas é fundamental.
No Imigrantes Hospital e Maternidade você encontra suporte para cuidar da saúde e viver melhor. Entre em contato e conheça nossos serviços e atendimentos.